Hoje em dia priorizo nas principais refeições e nos lanchinhos intermediários os alimentos integrais. No meu carrinho de supermercado tem a versão integral de macarrão, arroz e pão, além de barrinhas de cereais, frutas, verduras e legumes. E sabe o que constatei com essa mudança de hábito? Fico mais tempo sem fome.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), devemos consumir pelo menos 25 g de fibras por dia. E sabe o que isso significa? Dois pratos fundos (aqueles de sopa) cheios de frutas e legumes. Fala a verdade, você consegue fazer a lição de casa e seguir essa orientação rigorosamente? Não? Então, continue lendo o post.
Segundo a nutricionista Bianca Naves, as fibras são fundamentais para o bom funcionamento do intestino, reduz em 30% a incidência de diabetes porque auxiliam na diminuição da glicose no sangue e também previnem as doenças cardiovasculares exatamente porque diminuem os níveis de colesterol, além claro de dar aquela sensação de estômago cheio por mais tempo, como relatei há pouco.
No entanto, para obter todos esses benefícios, é imprescindível beber água, já que o líquido facilita o trânsito intestinal e a expulsão das fezes. O aumento do consumo de fibras sem beber água pode causar efeito contrário, como prisão de ventre e até gases.
Nesfit1 289x300 Mais fibras no prato, menos quilos na balança. Veja como incluir alimentos integrais no seu dia a dia
Então, como incluir as fibras no dia a dia?
A nutricionista explica que o primeiro passo é comer de 3 a 4 porções de frutas por dia, quando possível com a casca, e incluir verduras e legumes no almoço e jantar. Outra dica é sempre priorizar a versão integral dos alimentos, como pão, macarrão e arroz.
A boa notícia é que a indústria alimentícia oferece uma gama de produtos enriquecidos com fibras. A última novidade é o lançamento de Nesfit para beber à base de arroz integral e aveia integral. Um copo da bebida (200 ml) oferece 22% da necessidade diária de fibras. Além disso, o produto é enriquecido com cálcio, ferro, zinco e vitaminas A e D.
Sem lactose e açúcar, a bebida é uma ótima opção para as pessoas intolerantes à lactose e também para os portadores de diabetes. Outro benefício é que a versão arroz integral é livre de glúten e atende uma parcela da população que tem restrição a este ingrediente.
O blog Saúde sem Neura participou desse lançamento na manhã de terça-feira (30) e teve a oportunidade de experimentar a novidade. Confesso que para o meu paladar gostei mais da bebida batida com frutas do que pura. Mas, o bolo de chocolate feito com Nesfit para beber estava simplesmente delicioso.
Ficou com vontade e quer experimentar? A partir de hoje a bebida está disponível nos principais supermercados do Estado de São Paulo e na rede de lojas Mundo Verde pelo preço sugerido de R$ 12,49 (embalagem de 1 litro).

Fonte: Sertão Vivo