Cerca de 1,4 mil famílias rurais da Bahia passarão a contar com água de qualidade, a partir desta sexta-feira (3), com a inauguração do Sistema de Abastecimento de Água do Iguape. A ação beneficiará moradores dos assentamentos Beira Rio e Santa Fé  e de cinco comunidades rurais – Iguapé, Cabo do Machado, Santa Luiza, Torre de Sião e Terra Boa, localizados no município baiano de Boa Vista do Tupim, no território de Piemonte do Paraguaçu.
Para a realização da obra, o Incra/BA firmou convênio com o governo do estado e investiu R$ 992,5 mil. O recurso foi aplicado na implantação do sistema de abastecimento da área de reforma agrária Santa Fé, onde residem 98 famílias. A rede tem 21,5 quilômetros e também distribui água para mais quatro comunidades rurais de Boa Vista do Tupim – que conta com nove assentamentos rurais onde vivem 1,3 mil famílias.
“Essa parceria entre Incra e governo do estado resolve uma demanda antiga dessas famílias por água adequada para o consumo, numa região que sofre, constantemente, com a estiagem”, explica o superintendente regional do Incra/BA, Gugé Fernandes.
Em contrapartida, o governo do estado complementou a obra, levando água potável para o assentamento Beira Rio, onde vivem 400 famílias de trabalhadores e para a comunidade de Terra Boa. As obras foram realizadas pela Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), do governo do estado, que também dará manutenção às redes de distribuição.
 
 

Fonte: Sertão Vivo